sábado, 25 de julho de 2009

Recreio nas Férias

Segunda-feira, dia 27 de Julho, começará o Recreio nas Férias. E a Biblioteca não ficará de fora do Evento.
Todos os dias receberemos três turmas do Recreio. Passaremos meia hora juntos. Haverá hora do conto, quebra-cabeças e muito mais.
Na próxima semana colocarei algumas fotos do Evento.


"Como é bom ler"


"A leitura engrandece a alma."
Voltaire

sexta-feira, 24 de julho de 2009

O Manual da Delicadeza


Hoje é um dia bem típico de inverno, com chuva e frio. Alguns já se imaginam na cama ou no sofá com um monte de cobertores, uma televisão ligada e comidinhas gostosas. Que tal fazer algo diferente? Ao invés da TV na sua frente um bom livro em suas mãos? O livro que sugiro hoje é o "Manual da Delicadeza" de Roseana Murray. Um livro de poesia encantador que delicadamente faz do alfabeto a linha que liga seus pensamentos. Segue um poema para vocês apreciarem, mas também é possível ler o livro inteiro na Biblioteca:

"Moinho"

São as águas

da delicadeza
que movem o mundo.


Uma palavra amorosa,
um gesto,
uma carícia,
fazem a Terra
mais azul
e mais leve,
trazem à pele

à memória mais antiga:

Também somos um grão
de estrela e de infinito.

sábado, 18 de julho de 2009

O Pai da Mônica faz 50 anos de carreira hoje!

 Quem não conhece a Mônica, o Cebolinha, o Cascão, a Magali, o Chico Bento e cia? Todas as pessoas nascidas de 1959 para cá alguma vez na vida leram as tirinhas ou as revistinhas da "Turma da Mônica".

Toda essa turminha saiu da cabeça e da imaginação do Maurício de Souza. A primeira tirinha (tirinhas são as estórias em quadrinhos publicadas nos jornais que tem apenas 1 tira ou linha) foi publicada no dia 18 de Julho de 1959 e contava a história de um garoto e seu cachorro que mais tarde conheceríamos por Franjinha e Bidu.

Os 50 anos da carreira de Maurício estão sendo comemorados com uma exposição no MuBE (Museu Brasileiro de Escultura) lá você poderá encontrar prêmios, tiras e gibis antigões, fotos e outros trabalhos. O Museu fica na Avenida Europa, 218 no Jardim Europa, do dia 19 de julho a 18 de agosto.

Ficou interessado e quer saber mais? Entre no site do Maurício: http://www.monica.com.br/mauricio-site/


E para se divertir com as aventuras da Mônica e sua galerinha entre no site:
http://www.monica.com.br/

A nossa Biblioteca tem algumas Revistinhas da Turma para você curtir.



sexta-feira, 17 de julho de 2009

Bililico


Hoje eu vou dar uma dica de livro muito legal e que faz um super sucesso aqui na Biblioteca. É o livro "Bililico" da Eva Furnari. Esse livro conta a estória de uma mãe muito grande que tem um filho bem pequenininho, o Bililico, e eles são muito felizes. Até que um dia o pequeno Bililico se perde da mamãe e acontece uma grande aventura até eles se reencontrarem. Se você já leu esse livro diga-nos o que achou e para quem ainda não leu: corra para ler. Por que você está perdendo uma estória muito preciosa.

segunda-feira, 13 de julho de 2009

O Poeta Rock N' Roll

Pessoal, hoje é o dia mundial do Rock e para comemorar aqui vai um livroclip de um cara que já era um rockeiro muito antes de o Rock existir, Álvares de Azevedo.


quarta-feira, 1 de julho de 2009

Você sabe o que é Twitter?



Você está assistindo televisão bem tranqüilo na sua casa quando o apresentador do programa de esportes fala que você pode segui-lo no Twitter. Aí você se pergunta: o que é esse tal de Twitter? Será um novo Orkut? Nada disso! Ou melhor, é uma rede social, assim como o Orkut, mas com uma outra finalidade.


Pessoal, o Twitter nada mais é do que um micro-blogging onde a pessoa escreve postagens de até no máximo 140 caracteres e por serem mensagens curtas podem ser acessadas através do celular, e-mail, MSN etc. Como é uma rede social, você além de enviar as mensagens também recebe as atualizações dos seus contatos.


À primeira vista ele não empolga muito, mas se você seguir as pessoas que dizem coisas interessantes, ao menos no seu ponto de vista, torna-se viciante.


E como funciona esse tal de Twitter?


• Você precisa se cadastrar no site: www.twitter.com

• Depois disso você pode configurar sua página, colocando uma imagem que tem o seu perfil.

• Following” – São a
s pessoas que você segue. O fato é que o que essas pessoas twittarem, você verá na sua página do twitter (home). Quanto mais pessoas você adiciona, mais informações você terá e consequentemente mais informado ou alucinado você ficará. Então tome cuidado ao administrar quem você segue para não virar um escravo do seu twitter.

• - “Follower” – São as pessoas que acham que vale a pena te seguir. Porque? Só elas poderão responder… E se você quer ver essa lista aumentar, faça por onde. Seja uma pessoa interessante. Não se limite a responder a pergunta “O que você está fazendo?”. Posso te garantir que saber se você está nesse momento extraindo o seu dente cariado ou se está com dor de barriga devido ao podroso que você mandou pra dentro na noite de ontem, não é a melhor das informações a serem divulgadas e isso poderá fazer você perder alguns “followers”. Normalmente o pessoal do twitter gosta de links e pensamentos curiosos, educativos, bem-humorados e inteligentes. Você pode adotar essa estratégia que começará bem.

• “Search” – é a área de pesquisa do Twitter ali você pode colocar uma palavra e saber o que as pessoas
estão falando a respeito dela, por exemplo: Biblioteca.

• “Direc
t Message ou DM” – Quando alguém ou você quer mandar uma mensagem mais particular e/ou ter uma maior certeza que o destinatário lerá, você manda uma DM.

• - “Replies” – Quando você quer puxar assunto ou responder alguma coisa para alguém, você coloca “@nomedousuario e o o texto que quer falar”. Se você responde algo sem usar o “@nomedousuario” pode ser que o destinatário da sua mensagem não leia o que você quis dizer e não será culpa dele, pois não é porque você segue a pessoa que ela te segue de volta. Se você for uma pessoa educada e interessante tenha a certeza que em breve será seguido por muitas pessoas e mesmo que você twitte sem colocar o “@nomedousuario”, alguns passarão a dar Replies e RT nos seus twitts.

• “RT” – Quando você vê alguma coisa ali que valha a pena divulgar, pode colocar “RT @nomedousuario coisa que valha a pena divulgar”.

In
formações retiradas do Blog do Paulo Petit: http://www.vooz.com.br/blogs/como-e-mesmo-que-funciona-esse-tal-de-twitter-8304.html

Algumas dicas de quem você pode seguir noTwitter e outras coisinhas mais


ESPORTES


PESSOAS FAMOSAS

Aqui vai uma ilustração bem engraçada dos comportamentos do Twitter que na vida real nos fariam parecer malucos.



 

Biblioteca do CEU Azul da Cor do Mar © 2008. Design By: SkinCorner